SUMÁRIOS DE SISTEMÁTICA E TAXONOMIA VEGETAL:

1ª aula (4/03/02 a 6/03/02)

Apresentação da disciplina: objectivos; programa; bibliografia.

Marcação das provas de avaliação.

Revisão de conceitos de morfologia vegetal externa ligados à flor/inflorescência.

Realização de ficha de trabalho sobre esta matéria.

 

2ª aula (11/03/02 a 13/03/02)

Revisão de conceitos de morfologia vegetal externa ligados à raíz, caule e folha; observação de material vegetal relativo a estes orgãos.

Revisão de conceitos de morfologia vegetal externa ligados ao fruto. Aplicação de chaves de identificação de frutos.

 

3ª aula (18/03/02 a 20/03/02)

Identificação de plantas pertencentes às seguintes categorias taxonómicas:

Divisão Pteridophyta (Equisetum, Selaginella, Isoetes, Ceterach);

Divisão Pinophyta (Pinus, Cupressus);

Divisão Magnoliophyta:

Classe Magnoliopsida (Ranunculus, Calicotome)

Classe Liliopsida (Scilla)

 

4ª aula (8/04/02 a 10/04/02)

Conceito de Taxonomia.

O Código Internacional de Nomenclatura Botânica: algumas regras.

Literatura taxonómica: as chaves dicotómicas; as Floras Portuguesas; Flora Ibérica; Flora Europeia.

Utilização das Floras Portuguesas na identificação de famílias: Boraginaceae, Cruciferae, Malvaceae, Papaveraceae, Caryophyllaceae.

 

5ª aula (15/04/02 a 17/04/02)

Realização de exercício relativo a chaves dicotómicas: elaboração de uma chave para distinção de 9 plantas.

Identificação de parte dessas plantas até à categoria de família: Resedaceae, Labiatae, Rutaceae, Euphorbiaceae.

 

6ª aula (22/04/02 a 24/04/02)

Realização da 1ª frequência.

 

7ª aula (27/04/02 e 30/04/02)

Visita de estudo à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim. Estudo de ecossistemas halófitos e observação das adaptações morfológicas da espécies características do sapal.

 

8ª aula (6/05/02 a 8/05/02)

A família Poaceae: identificação de Avena sp. (observação de flores férteis e flores estéreis), de Lolium sp.(observação de espiguetas com uma só gluma; elaboração de esquema representativo), de Briza maxima (observação de glumas orbiculares), de Aegilops triuncialis e A. geniculata (observação de glumas coriáceas, bi- a tri-aristadas), de Hordeum sp.( observação de três espiguetas por nó e glumas lineares), de Cynosurus echinatus (observação de espiguetas férteis e estéreis) e de Bromus sp..

9ª aula (13/05/02 a 15/05/02)

A família Asteraceae: a sub-família Asteroideae - identificação de Chamaemelum nobile (observação de capítulo heterogâmico, com flores de corolas tubulosas e liguladas, provido de brácteas interflorais); identificação de Galactites tomentosa (capítulo com todas as flores tubulosas, as marginais ampliadas e estéreis; receptáculo com pêlos; papilho de pêlos plumosos); a sub-família Chicorioideae - identificação de Crepis sp. (flores do capítulo todas liguladas).

A família Fabaceae: a sub-família Mimosoideae - identificação de Acacia dealbata; a sub-família Lotoideae - identificação de Scorpiurus muricatus e S. vermiculatus e Lathyrus sp..

 

10ª aula (20/05/02 a 22/05/02)

Identificação de espécimes da flora local:

Biologia: Cistus salvifolius, Cistus crispus, Tuberaria guttata, Trifolium angustifolium, Bellardia sp., Orobanche sp., Echium plantagineum, Briza maxima, Silene sp., Galactites tomentosa, Vulpia sp., Campanula sp., Misopates orontium, Medicago sp., Linaria sp..

 

Ensino de Biologia e Geologia: Cistus salvifolius, Cistus crispus, Scabiosa sp., Trifolium angustifolium, Diplotaxis sp., Hypericum sp., Echium plantagineum, Andryala integrifolia, Linum sp., Tolpis barbata, Centaurea sp., Bellardia sp., Phalaris paradoxa, Papaver roheas.

 

Engenharia Biofísica: Cistus crispus, Digitalis purpurea, Echium plantagineum, Sedum forsteranum, Linaria sp., Umbilicus rupestris, Silene sp., Campanula lusitanica., Ranunculus baudotti, Crepis capillaris.

 

11ª aula (3/06/02 a 5/06/02)

Identificação de flora halófita.

 

12ª aula (11/06/02 e 12/06/02)

Aula de dúvidas e de preparação para a avaliação.

 

13ª aula (17/06/02 a 19/06/02)

Realização da 2ª frequência .