La COM
Mediatique__
O papel/função do
medium - inter-medium_
A Comunicação
directa vs com. mediatizada_
O Dispositivo
técnico envolvido_Perspectivas_ neutros_ plataforma de encontro_
tecnologia de
mediação_primeira exigência política de democratização do espaço
público._[discussão dos interesses gerais públicos e privados]__
Mas, num contexto
de capitalismo liberal, a rentabilização do medium - o seu rendimento
económimco-financeiro põe este ponto em causa._
Daí_O dilema e os
antagonismos__
História - James
Burke_Gutemberg_Ciência e fragmentação dos saberes_vs_Hoje fragmentação. do
ócio e dos media__sec.XIX –
Imprensa enquanto
instrumento democrático para a liberdade - a génese dos discurss optimistas;__
O Impacto massivo
na passagem para o sec.XX e a primeira Guerra._
O Abuso do
mercantilismo_
A transformação
operada pelos media_cultura média [Morin]_cultura Mosaico
[Moles]_des-realização [Baudrillard] aceleração e rede._
Início do séc.
XVII e XVIII - folhas volantes_
A liberdade de
imprensa e o contra-poder__
As diferentes
lógicas económica e simbólica que afectam os media_
A sua dimensão
estratégica para o desenvolvimento das sociedades ocidentais._
A importância do
valor de mercadoria_
As indústrias
culturais_
A necessidade de
produção de indústrias estáveis.__
Um duplo mercado_
A aproximação da
informação da lógica da publicidade_utilizadores_anunciantes e _audiências_
Os papéis e os
jogos__
Os contextos
representacionais_
O tipo de discurso
e encenação - representações colectivas_
O reforço dos
sistema de valores e de crenças/normas e formas de estabilização
institucional__
Os poderes e a
circulação nos campos político e económico_
O poder do
marketing e da lógica comercial__
Uma situação e um
contrato específicos_
Uma situação
particular para cada tipo de medium__por exemplo - informação na base do
real _versus _os contratos de ficção do
cinema e da publicidade_cinema e ficção - a sala de cinema__
«Os actos
mediaticos são fundamentalmente sobredeterminados pelas constricções das
situações nas quais se inscrevem» - o contexto regulamentar.__
O contrato de com.
mediática cobre várias actividades discursivas, caracterizadas cada uma como:_-
finalidades particulares;_- identidades e papéis específicos da fonte_- formas
próprias dos quadros situacionais__
O contrato
informativo - com eixo no real e garantia de verdade e objectividade_
O contrato
publicitário - no eixo da sedução_-
O contrato de
entertenimento ; reality shows, concursos e novelas, sitcoms, etc.__
As instâncias de
produção e recepção:_
Os modelos e
mecanismos impostos pela produção - o contexto e os constrangimentos de
produção._Reduzidas as margens de iniciativa pessoal. Mais imposições de modlos
redundantes e garantes de sucesso.__
Audiência Alvo e
efeitos esperados, versus efeitos produzidos ; a precisão da mira - ciblage__
A teoria empírica
dos efeitos limitados de Lazarsfeld e a teoria do_«Two steps flow of
communication»_
1- O
papel da recepção das mensagens: a percepção, a exposição e a memorização
selectivas, dependentes de várias variáveis da recepção - situacionais __
2- 2-
O papel dos líderes de opinião.___Recepção - dos efeitos ---------______
OS DIVERSOS
QUADROS SITUACIONAIS__As constricções materiais e morfológicas dos diversos
canais - Materiais semiológicos diferentes__Formas impostas_- formas de
produção discursiva variáveis_-temporalidades diferentes_- relações
comunicacionais distintas com o destinatário;_
LOGO, - o suporte
não é neutro e transparente._A imposição das formas/morfologia do medium e seus
efeitos de sentido - McLuhan__
O IMPERATIVO DA
TRACÇÃO__
a NECESSIDADE DE
CAPTAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS__-
A credibilidade e a informação a sério; o que
é posto em causa pela necessidade de audiências_- A especificidade do discurso
informativo no eixo da credibilidade; o directo e a autenticidade ; os efeitos
de real; os efeitos de ficção no real;_-
O Espectaculo_- A encenação da palavra - objectivo seduzir e agarrar;_-
Da retórica
imagética ao simulacro; a espectacularização e a dramaturgia quotidianas da
televisão;__
A Empatia_- Estar
em fase com o alvo e apelar à sua conivência_- A procura e satsfação do alvo;
daí a manutenção do stato quo nos
diversos domínios - (Paul Beaud - La société de connivencel; Bourdieu - Sur la
television);_- A Cada medium a sua própria empatia; - nada que seja
desaprovável; sensibilidade e integração.__EMPATIA E REPRESENTAÇÕES
PARTILHADAS__- a MOBILIZÇÃO DOS IMAGINÁRIOS COLECTIVOS E AS FORMAS DE
REPRESENTAÇÃO PARTILHADAS - IDENTIDADES e estereótipos__
Constricções e
estratégis do discurso informativo__
Credibilidade
versus sedução_
O processo de
construção do acontecimento_As agências como função de guia e triagem_
Os acordos
implícitos entre instancias de informação__
OS CRITÉRIOS
COMUNS_A Actualidade da informação - até ao directo_
A proximidade
-temporal e espacial_Critérios psicoactivos - com resonância emocional_As
formas de hierarquização temática_Censura e diversão - prioridade a informações
omnibus, produz efeitos de censura - sobre os acontecimentos
eliminados_diversão - devido a marginalização de acontecimentos tão importantes
mas marginalizados devido ao seu fraco potencial empático ou de tracção.__
OS CRITÉRIOS DE
VISIBILIDADE_saliência e pregnância/produtividade e referênciareconhecimento -
o que é preciso para chegar a acontecimento mediático.__
A classificação
descriminante em categorias e a tematização__
Os acontecimentos
provocados - debates, consequências de notícias, etc._O favorecimento dos
actores já conhecidos - logocratas__
O ultrapassar e a
fraude no contrato quando o medium faz desaparecer a finalidade informativa,
inclinando-se para a captação.__
PUBLICIDADE__No
eixo do espectáculo e da empatia_As estratégias persuasivas que podem levar ao
consumo._O alvo discriminado - perfil seleccionado,procurado e agarrado__-1 - a
mensagem para fazer saber que..._-2 - a mensagem para fazer valer__A
Publicidade__Imperativos fundamentais - espectáculo e empatia.