La COM Mediatique__

O papel/função do medium - inter-medium_

A Comunicação directa vs com. mediatizada_                                                

O Dispositivo técnico envolvido_Perspectivas_                        neutros_                       plataforma de encontro_

tecnologia de mediação_primeira exigência política de democratização do espaço público._[discussão dos interesses gerais públicos e privados]__

Mas, num contexto de capitalismo liberal, a rentabilização do medium - o seu rendimento económimco-financeiro põe este ponto em causa._

Daí_O dilema e os antagonismos__

 

 

História - James Burke_Gutemberg_Ciência e fragmentação dos saberes_vs_Hoje fragmentação. do ócio e dos media__sec.XIX –

Imprensa enquanto instrumento democrático para a liberdade - a génese dos discurss optimistas;__

O Impacto massivo na passagem para o sec.XX e a primeira Guerra._

O Abuso do mercantilismo_

A transformação operada pelos media_cultura média [Morin]_cultura Mosaico [Moles]_des-realização [Baudrillard] aceleração e rede._

Início do séc. XVII e XVIII - folhas volantes_

A liberdade de imprensa e o contra-poder__

As diferentes lógicas económica e simbólica que afectam os media_

A sua dimensão estratégica para o desenvolvimento das sociedades ocidentais._

A importância do valor de mercadoria_

As indústrias culturais_

A necessidade de produção de indústrias estáveis.__

 

 

Um duplo mercado_

A aproximação da informação da lógica da publicidade_utilizadores_anunciantes e _audiências_        

Os papéis e os jogos__

Os contextos representacionais_

O tipo de discurso e encenação - representações colectivas_

O reforço dos sistema de valores e de crenças/normas e formas de estabilização institucional__

Os poderes e a circulação nos campos político e económico_

O poder do marketing  e da lógica comercial__

 

 

Uma situação e um contrato específicos_

Uma situação particular para cada tipo de medium__por exemplo - informação na base do real  _versus _os contratos de ficção do cinema e da publicidade_cinema e ficção - a sala de cinema__

«Os actos mediaticos são fundamentalmente sobredeterminados pelas constricções das situações nas quais se inscrevem» - o contexto regulamentar.__

O contrato de com. mediática cobre várias actividades discursivas, caracterizadas cada uma como:_- finalidades particulares;_- identidades e papéis específicos da fonte_- formas próprias dos quadros situacionais__

O contrato informativo - com eixo no real e garantia de verdade e objectividade_

O contrato publicitário - no eixo da sedução_-

O contrato de entertenimento ; reality shows, concursos e novelas, sitcoms, etc.__

As instâncias de produção e recepção:_

Os modelos e mecanismos impostos pela produção - o contexto e os constrangimentos de produção._Reduzidas as margens de iniciativa pessoal. Mais imposições de modlos redundantes e garantes de sucesso.__

 

 

 

Audiência Alvo e efeitos esperados, versus efeitos produzidos ; a precisão da mira - ciblage__

A teoria empírica dos efeitos limitados de Lazarsfeld e a teoria do_«Two steps flow of communication»_

1-       O papel da recepção das mensagens: a percepção, a exposição e a memorização selectivas, dependentes de várias variáveis da recepção - situacionais __

2-       2- O papel dos líderes de opinião.___Recepção - dos efeitos  ---------______

OS DIVERSOS QUADROS SITUACIONAIS__As constricções materiais e morfológicas dos diversos canais - Materiais semiológicos diferentes__Formas impostas_- formas de produção discursiva variáveis_-temporalidades diferentes_- relações comunicacionais distintas com o destinatário;_

LOGO, - o suporte não é neutro e transparente._A imposição das formas/morfologia do medium e seus efeitos de sentido - McLuhan__

O IMPERATIVO DA TRACÇÃO__

a NECESSIDADE DE CAPTAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS__-

 A credibilidade e a informação a sério; o que é posto em causa pela necessidade de audiências_- A especificidade do discurso informativo no eixo da credibilidade; o directo e a autenticidade ; os efeitos de real; os efeitos de ficção no real;_-

 O Espectaculo_-  A encenação da palavra - objectivo seduzir e agarrar;_-

Da retórica imagética ao simulacro; a espectacularização e a dramaturgia quotidianas da televisão;__

A Empatia_- Estar em fase com o alvo e apelar à sua conivência_- A procura e satsfação do alvo; daí  a manutenção do stato quo nos diversos domínios - (Paul Beaud - La société de connivencel; Bourdieu - Sur la television);_- A Cada medium a sua própria empatia; - nada que seja desaprovável; sensibilidade e integração.__EMPATIA E REPRESENTAÇÕES PARTILHADAS__- a MOBILIZÇÃO DOS IMAGINÁRIOS COLECTIVOS E AS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO PARTILHADAS - IDENTIDADES e estereótipos__

 

 

Constricções e estratégis do discurso informativo__

Credibilidade versus sedução_

O processo de construção do acontecimento_As agências como função de guia e triagem_

Os acordos implícitos entre instancias de informação__

OS CRITÉRIOS COMUNS_A Actualidade da informação - até ao directo_

A proximidade -temporal e espacial_Critérios psicoactivos - com resonância emocional_As formas de hierarquização temática_Censura e diversão - prioridade a informações omnibus, produz efeitos de censura - sobre os acontecimentos eliminados_diversão - devido a marginalização de acontecimentos tão importantes mas marginalizados devido ao seu fraco potencial empático ou de tracção.__

OS CRITÉRIOS DE VISIBILIDADE_saliência e pregnância/produtividade e referênciareconhecimento - o que é preciso para chegar a acontecimento mediático.__

A classificação descriminante em categorias e a tematização__

Os acontecimentos provocados - debates, consequências de notícias, etc._O favorecimento dos actores já conhecidos - logocratas__

O ultrapassar e a fraude no contrato quando o medium faz desaparecer a finalidade informativa, inclinando-se para a captação.__

 

 

 

 

PUBLICIDADE__No eixo do espectáculo e da empatia_As estratégias persuasivas que podem levar ao consumo._O alvo discriminado - perfil seleccionado,procurado e agarrado__-1 - a mensagem para fazer saber que..._-2 - a mensagem para fazer valer__A Publicidade__Imperativos fundamentais - espectáculo e empatia.