Os outros processos e instituições sociais

 

Relação dos media com outras formas sociais de significação - o grande espelho que reflecte.

 

 

FUNÇÕES

 

Acção para o objectivo

 

Disfunções - de fuga ao objectivo

 

Latentes - níveis de profundidade

                                                consciente vs inconsciente

Manifestas - níveis de superfície

 

Ex:

Processo

Burocracia

Justiça

Prisão

 

Funções Directas

 

1 - Destaque, prestígio, posição social dos indivíduos e grupos focados

 

2- Reforço do prestígio dos que se identificam com o valor socialmente difundido

 

3 - reforço das normas sociais/Tensão ética/ Big Brother/ o Polícia

 

Funções e não Efeitos - + geral e global

 

 

O sonho da manipulação/persuasão/influência/função:

Perspectiva de funcionamento do sistema social

+ neutro

+ isento

sem uma noção de Poder envolvida.

 


COOLING - génese da passividade

 

Atenuação das tensões sociais         p.59,66

Panem et circus

 

Função - informar

Disfunção - adormecer/passivisar   Brasil/América Latina

 

O Conformismo social - parte do sistema de mecanismo de controlo social

 

O nível baixo e a resistência à melhoria/elevação de nível - forças de mercado/compromissos de sobrevivência.

 

Compreender os Mass media - percebê-los em relação à experiência dos Públicos, contextos situacionais.

 

p.61/63

 

A Violência - problemática na TV

 

. A actividade mental passiva - a criança a olhar a tv - hipnose

 

. Versão editada da vida

 

. Atitude espectatorial e perda de iniciativa

 

. O Bombardeamento de estímulos torna as crianças insensíveis - há logo um outro estímulo que não deixa encetar a acção.

 

. Inibe a capacidade criadora porque fornece tudo pré-fabricado.

 

. Alívio da tensão: o contributo da CATARSE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_ modo de povoamento que convém adaptar às cidadeTeorias da Comunica__o  /  Comu_ni_ca__o Social

 

 

Os espa_os da Rela__o - a Sociologia e a Comunica__o;

Espa_os interm_dios de cruzamento de saberes;

Necessidade de abertura de esp_rito e s_ncrese de ideias;

N_o compartimente__o, a n_o ser heur_stica;

Teorias da Comunica__o - Communication Research; o seu sentido

Pluridisciplinar e complexo; os estudos, investiga__es e as tend_ncias.

 

A teoria hipod_rmica (explic. da superf_cie da pele) - os est_icos

Behaviour/comportamento - o que _ vis_vel

Bullet Theory - alvo / centrada na propaganda

 

Massa

Cultura de Massa - Sociedade de Massa  - Comunica__o de Massa -

Mass Media

O conceito de massa como determinante da abordagem/interpreta__o

que se faz do objecto em anßlise;

A homogeneidade de cren_as e ideias dominantes; a homogeneidade da sujei__o a um poder total; a sociedade _ composta de ßtomos -

formando um TECIDO SOCIAL AMORFO  -  MASSA

o dom_nio de Hitler, a audi_ncia fraca e sem defesas; 

- massa - abstrac__o;

A utilidade do conceito de massa no contexto emergente - •til. Men_sagem que se difunde por um grande p•blico;

Audi_ncia de massa - mensagens de fontes organizadas - via media / processos de difus_o e influ_ncia - massa-grupo-indiv_duo-interpessoal/ uma complexiadade aferida apenas por aproxima__o;

O contexto de difus_o da mensagem;

A forma do medium que molda a informa__o - enforma, que nos chega / McLuhan, a Hist_ria e a pre_pon_der_ncia dos meios;

Enfraquecimento dos la_os tradicionais, principalmente na urbe, na fam_lia/ comunidade / associa__es, religi_o

 

O SONHO DA MANIPULA__O

Os Behaviouristas / comportamentalistas e a teroida do est_mulo-resposta/ping-pong;

ex:media- sistema nervoso da sociedade - Big Brother de Orwell 1984

 

 

 

A prßtica da necessidade na investiga__o nos EUA - A abordagem so_ci_ol_gica de Merton nos Mass Comm. Research  s/ a influ_ncia dos media no p•blico

 versus

A SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO na Europa  - determinantes  estruturais do pensamento (estudo a longo prazo)

MEDIA - distribui__o de conhecimentos; enforma-informa

Mais interesse hoje na informa__o versus propaganda + enforma__o

- O entendimento hist_rico/cronol_gico, situado no tempo; observar nas teorias modelos de explica__o;  o contexto de emerg_ncia - social, hist_rico, econ_mico, etc, e de difus_o(no espa_o e no tempo - Topos:

O tipo de teoria pressuposta em que se inscreve - os modelos so_ci_ol_gi_cos que est_o na sua origem.

 

azo)

MEDIA -


pág. 93

 

A Teoria Estruturo-funcionalista e a integração

 

Ferguson -Propõe uma analogia entre o conceito de culto religioso em Durkheim e a relação entre as revistas e seus leitores femininos, baseado na noção do culto da feminilidade no qual os editores são os pregadores e os leitores/as são os devotos. O culto da feminilidade é exclusivo, tem os seus rituais, festivais, e cerimónias através das quais a comunidadede membros reafirma a sua identidade e crenças. É a própria revista feminina que é suporte do culto, oferecendo a legitimidade ao discurso, definindo-lhe as normas, dando forma e cimentando uma cultura comum baseada na importância do género e da solidariedade feminina.

O tema da integração social tem igualmente sido forte em estudos do conteúdo dos media:

-a maior parte do conteúdo é conformista nas suas tendências e pouco crítico dos valores dominantes. Este suporte dos valores dominantes assume várias formas:

-evita a crítica das instituições principais tais como o comércio/negócio, a comunidade, a religião, a família.

Há prémios simbólicos para os que têm sucesso nos caminhos consignados por esses valores de virtude e trabalho, assim como, punição simbólica para os que prevericam, ou falham ou se desviam. Os media geralmente não oferecem uma reflexão sobre a sociedade como ela é, mas observam-na com distorção, dando atenção demasiada/desporporcionada seja aos exemplos das aspirações da maioria, seja dos que rejeitam esses valores - crime ou política extremista.

 

Recentemente, os acontecimentos rituais e cerimónias mais importantes - coroações, grandes casamentos, etc. têm tido a atenção total da tv, oferecendo um cimento social a um tecido de outro modo atomizado de individuos.

 

A observação funcionalista tende a encontrar resultados integradores no funcionamento do social.

 

Valores individuais

Os media ajudam a difusão de um sistema de valores favorável à inovação, mobilidade, sucesso e consumo. Ajudam a desobstruir o "tradicionalismo" que é obstáculo da "modernidade" ao levantar expectativas e aspirações. Enfatiza-se a mudança com base na procura (demand-based change" mais do que a mudança planeada - o curto-prazo.

 

Media-based change - a perspectiva tecnológica.

McLuhan e Harold Innis

O medium como enformador.

 

Gouldner:

A cultura do discurso produtor de ideologia estava historicamente fundado na tecnologia de um tipo específico de media com modos específicos de produção: privados, pequena escala, competitivos e descentralizados, etc. Era preciso conquistar as massas e as grandes urbes.

A idade da ideologia é dos séc. XVIII e XIX e pertence à imprensa. A ideologia era o modo de cimentar públicos dispersos, e o suporte era a imprensa. Os novos media (atenuação da ideologia) - rádio, cinema e tv fazem a mudança do simbolismo conceptual para o icónico. Revela-se assim uma brecha entre o "aparelho cultural" , a intelligentsia que produz a ideologia e as "indústrias da consciencialização" que controlam os novos media de massa. Aqui o declínio da "ideologia".

 

Cultivation Theory

Gerbner

A essencia não está na formação da "massa" mas no significado proveniente da " criação de modos partilhados de observar e seleccionar os acontecimentos ao serem distribuidos por sistemas identicos de produção tecnológica e mediatizada. - os sistemas de " cultivo/produção de padrões imagéticos dominantes"  - o senso comum derivado das versões uniformes e consensuais  da realidade social na aculturação das audiências. As características sistemáticas e consistentes no tempo, dos media (tv) revelam-nos como "formadores da sociedade".

 

O imperialismo cultural e as forças envolvidas na mobilização dos media para a "enformação" das audiências.

 

Conclusão:

Os media contribuem para dois tipos de mudança social, empiricamente reconciliáveis mas conceptualmente opostos.

1- para a fragmentação e individualização da sociedade - o efeito centrífugo, - e outro para um novo tipo de integração - o efeito centrípeto, que pode ser observado mais positivamente enquanto interdependência, ou mais  negativamente como sociedade de massa.

O papel que lhes é consignado pade ser dos dois tipos - progressivo ou regressivo;

Seja como formadores ou como reflectores, os media são sempre vistos pelos produtores como potenciais agentes de mudança para chegar às audiências, e é sob esta perspectiva que melhor se organiza a observação dos media.