Os Engenheiros vão sempre para o céu
São Pedro estava numa reunião, quando apareceu às Portas do Céu a alma dum Engenheiro. O Anjo-assistente, que já tinha assistido a muitos processos mas ainda era um pouco maçarico, como sabia que a reunião era demorada resolveu não deixar aquela alma à espera. Foi à procura da ficha do Engenheiro nos arquivos mas, como ultimamente andava tudo um pouco desorganizado, não a encontrou. A única solução, já que o Engenheiro estava ali, era fazer-lhe algumas perguntas, e da comparação com outros casos a que tinha assistido (embora não conhecesse nenhum de Engenheiros), era patente e claro o destino a dar-lhe:
— Lamento, mas vai parar ao Inferno...
Assim, o Engenheiro foi ter às portas do Inferno, onde lhe deram imediatamente moradia e alojamento. Pouco tempo passou e o Engenheiro, cansando-se de sofrer as amarguras do Inferno, pôs-se a projectar e a construir melhorias.
Com o passar do tempo, o Inferno já tinha projecto de segurança contra incêndios, projecto térmico e acústico, sistema de monitorização de cinzas, ar condicionado, escadas rolantes, aparelhos electrónicos, redes de telecomunicações, programas de manutenção, sistemas de controle visual, tudo ISO 9000.
E o Engenheiro passou a ter uma excelente reputação.
Deus, um dia, estranhando a falta de reclamações que normalmente lhe iam chegando das bandas do Inferno, chamou o Diabo pelo telefone eperguntou, desconfiado:
— Como estão vocês, aí no Inferno?
— Estamos muito bem! Temos projecto de segurança contra incêndios, projecto térmico e acústico, sistema de monitorização de cinzas, ar condicionado, escadas rolantes, etc.. Tudo a 100%! Se quiseres algumas dicas de implementação destes sistemas, podes mandar um e-mail para meu endereço, que é “odiabofeliz@inferno.com”. E olha que eu ainda nem sei qual será a próxima surpresa que o Engenheiro nos reserva!
— O QUÊ? O QUÊ? Vocês têm aí um Engenheiro?! Isso é um erro! Nunca deveria ter chegado aí um Engenheiro! Os Engenheiros vão sempre para o Céu! É isso que está escrito e resolvido. Manda-o de volta para o Céu, imediatamente!
— Nem pensar!!! Estou a adorar ter aqui um Engenheiro na organização... E garanto-te que vou ficar eternamente com ele!
— Manda-o para Mim ou... levanto-te um PROCESSO !!!
E o Diabo, dando uma tremenda gargalhada, respondeu a Deus:
— Ah, sim? Então, só por curiosidade, diz-me uma coisa: onde vais tu, ó Deus, arranjar no céu um Advogado, um Juiz ou um Procurador? Estão todos aqui !!!
Reflexão Primeira: os Engenheiros da contrafacção vão para o Inferno.
Reflexão Segunda: no Céu não há financiamento para projectos (de engenharia ou outros) e é por isso que vão para lá os Engenheiros, assim fica tudo eternamente na mesma.