Resposta dada a um inquérito posto a circular entre os estudantes e docentes universitários
Paulo de Oliveira, Maio de 2002

1 -- O que é para si a inteligência?
É uma função do sistema nervoso que permite ao indivíduo resolver as situações segundo as suas necessidades. Manifesta-se por acções que vão desde o mais simples acto reflexo, que não depende do encéfalo, até às criações que se integram numa cultura, numa política, numa actividade científica, etc.. A inteligência não é um exclusivo da espécie humana, mas nesta espécie é uma função com elevadíssimo valor adaptativo e, por isso mesmo, altamente desenvolvida e multifacetada. Não é possível, pela sua complexidade na nossa espécie, defini-la numa escala unidimensional. À renúncia do uso da inteligência em grande parte das situações dá-se o nome de autismo, enquanto ao uso disfuncional da inteligência dá-se o nome de estupidez. Ambas estão presentes em maior ou menor grau em todos os indivíduos.

2 -- O que é para si inteligência emocional?
Faceta da inteligência que tem a ver com alterações comportamentais, e da percepção do ambiente que delas resultam, a que se dá o nome de emoções. Quanto mais abstracta for a percepção do ambiente, menor é a frequência com que se geram emoções, o que não tem a ver com a capacidade do indivíduo de reagir ao ambiente, mas com uma atitude autística que é particularmente útil nas sociedades urbanas superpovoadas, ou em certas profissões que requerem um contacto muito intenso com o público (médicos, jornalistas, etc.). Esta faceta pode ter manifestações disfuncionais, como são o narcisismo, o pânico, a histeria, a obsessão, a crueldade.

3 -- O que é para si inteligência social?
Faceta da inteligência que permite ao indivíduo ser aceitado pelos outros. Mais ainda do que a faceta emocional, é muito condicionada pela experiência prévia do indivíduo e pela dos que interagem com esse indivíduo -- enfim, depende da compatibilidade de culturas. As suas manifestações fundamentais existem nitidamente noutros vertebrados, e à inteligência do indivíduo cabe decidir por uma dessas atitudes para cada situação: dominação - submissão - cooperação. A atitude autística, aqui, é conhecida como alienação (eventos de massas, eremitismo, interacção virtual), a disfuncional reconhece-se na agressão, na indiferença, na mentira...

4 -- O que é para si criatividade?
É, literalmente, a capacidade da inteligência para produzir objectos ou ideias próprios, reconhecíveis pelos outros. Maior criatividade significa produzir mais, em quantidade e não em qualidade. No entanto, há a tendência para definir indivíduos criativos em função da complexidade das suas criações, ou da sua originalidade, mas são questões diferentes da criatividade. Um indivíduo criativo é aquele de que se podem esperar criações, aquele que por exemplo consegue propor uma solução, ou que consegue associar duas ideias para gerar uma nova, ou que tem a capacidade de improvisar com uma ferramenta para a qual tem treino para adequar-se a uma determinada ocasião, ou que antevê projectos, etc..