PROJECTO DO LIVRO "GUIA DE INICIAÇÃO
À REGÊNCIA DE COROS AMADORES".
Por Paulo de Oliveira, Porto, 1992.
Introdução
Primeira parte: DEPOIMENTOS
- a) maestro José Luís Borges Coelho (a confirmar:
as vozes e a sonoridade);
- b) maestro Luís Pedro Faro (a confirmar: leitura das
partituras);
- c) maestro José Robert (montagem das peças e estratégias
de ensaio);
- d) maestro Franscisco d'Orey (a confirmar: o palco);
- e) cónego Ferreira dos Santos (a confirmar: tratamento
e escolha da música litúrgica).
Segunda parte: ASPECTOS TÉCNICOS
- a) géstica;
- b) educação vocal; admissão de cantores;
- c) educação coral, estrutura do ensaio;
- d) leitura das partituras: problemas da passagem da escrita ao som
(texto; notas; ritmos; música contemporânea);
- e) aprendizagem das linhas melódicas, montagem;
- f) a sala.
Terceira parte: ASPECTOS ARTÍSTICOS
- a) perspectiva histórica da prática coral;
- b) escolha dos andamentos, volumes, timbres, tonalidades;
- c) a variação como efeito: agógica, dinâmica,
e como controlá-las; trechos com solistas, colocação
dos cantores;
- d) o repertório;
- e) os palcos.
Quarta parte: O CORO AMADOR
- a) papel do director artístico na personalidade colectiva;
- b) fases evolutivas e seus limites;
- c) campos de realização da actividade dos coros amadores;
- d) enumeração de problemas comuns e ilustração
de como podem surgir.
Quinta parte: O CORO LITÚRGICO
- a) especificidades técnicas, artísticas e espirituais
dos coros litúrgicos;
- b) a renovação do repertório através das
composições do director artístico ou outros elementos;
questões sobre o uso do latim;
- c) campos de actividade: serviços regulares, serviços
extraordinários, encontros de coros.
Primeiro apêndice, a confirmar: tradução
do livro "Simplicity and Naturalness in Voice Production".
Segundo apêndice, a confirmar: partituras.