Biologia e Ensino

Universidade de Évora

Como docente da Universidade de Évora desde 1993 tive o privilégio de orientar o ensino de Genética e de Imunologia, além de colaborar em diversas disciplinas do Departamento de Biologia e participar em trabalhos de investigação sobre ectomicorrizas e sobre hibridação com relevância para o montado alentejano, nomeadamente envolvendo a preservação do sobreiro e do javali. O principal interesse científico da minha parte é a Biologia do Desenvolvimento. (1998)

Para além dum ano com Genética e Evolução em 2003, desde 2007 tenho tido a meu cargo diversos ensinos, entre os quais Biologia do Desenvolvimento (Biologia, 2007), Microbiologia (2007-2008), Genética (desde 2009), Biologia do Desenvolvimento (Biologia Humana, desde 2011) e Modelos Animais (Biologia Humana, desde 2012).

Fui sócio da Associação Portuguesa de Biólogos em 1987 – 1995, da à Sociedade Portuguesa de Genética e da International Society of Vertebrate Morphologists, e desde 2005 sou sócio da Sociedade Portuguesa de Genética Humana.


Documentos que pode consultar

Para além da página que dedico aos meus interesses de investigação, e alguns textos de interesse mais geral, estão à disposição os seguintes textos didácticos:
 

A escolha dum teste estatístico

Texto que visa ajudar a compreender um dos aspectos mais importantes do uso da Estatística, elaborado para alunos de Projecto e Planeamento Experimental (unidade curricular de Projecto/Investigação 1, licenciatura de Biologia Humana).

Arabidopsis thaliana: modo de usar

Extraído de uma das provas curriculares da carreira universitária, visa divulgar e tornar aplicável o ensino prático da Genética com Arabidopsis, a "drosófila das plantas", no ensino secundário e superior. (ZIP, 264 KB) Encontra-se disponível também um ficheiro de dados.

Genética e Evolução

Compilação de textos de apoio para as aulas teóricas, e exemplos numéricos, para o ano lectivo em que leccionei estas aulas (2002–2003).

Bases biológicas do comportamento humano

Apontamentos duma aula teórica de Genética do Comportamento Humano, para alunos de Psicologia da Universidade de Évora

Cladística

Apontamentos duma aula de mestrado em Paleontologia.

Manual de Genética

Composto para servir de apoio às aulas teóricas de Genética para os alunos de Engenharia Agrícola da Universidade de Évora.

Imunologia

Complementos das aulas teóricas e práticas de Imunologia para os alunos desta disciplina na Universidade de Évora.

Genética Oro-Facial

Texto composto para apoio a aulas teórico-práticas a futuros médicos-dentistas. (DOC, 211 KB)

Associação Portuguesa de Biólogos

A APB foi fundada em 1987 e congrega profissionais e estudantes de Biologia, isto é, indivíduos que, respectivamente, completaram e se encontram a frequentar uma licenciatura afim às clássicas licenciaturas de Biologia orientadas para o ensino (em escolas secundárias) e/ou para a investigação científica. Para além da Direcção Nacional formaram-se precocemente Direcções Regionais em diversas áreas do País, a mais antiga das quais em Leiria. Entre os sócios era distribuído um boletim que contribuiu muito para cimentar a associação nos primeiros tempos, e que deu lugar a uma revista, O Biólogo, que ainda existe mas agora como órgão oficial da entretanto formada Ordem dos Biólogos (OB), a qual veio a substituir a APB. Uma lista de discussão por correio electrónico é mantida pelo Prof. José Feijó, da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Uma das actividades mais importantes para a APB foi a obtenção de reconhecimento institucional da profissão de Biólogo, a qual não é fácil de delimitar por dois motivos: primeiro, a diversidade de áreas de actividade onde a formação universitária dos seus sócios se pode exprimir, designadamente como professores do Ensino Básico e Secundário, com um estatuto bem definido previamente; segundo, a sobreposição com outros grupos profissionais (médicos, bioquímicos, farmacêuticos, engenheiros do ambiente, gestores, etc.) em muitas dessas actividades. Um passo importante tomado neste sentido foi a elaboração de um Código Deontológico, que tanto quanto sei serviu de ponto de partida para aquele que está em vigor na OB.

Um problema na delimitação da profissão de Biólogo é o resultado da existência de cursos evidentemente afins com a Biologia mas que não são, nem no título nem no conteúdo, equiparáveis ao curso de Biologia. Uma tendência natural seria a de integrá-los numa noção lata de Biólogo avalizada pela APB, mas tem de reconhecer-se que há que colocar-se um limite a isso; no seio da APB há quem defenda inverter-se esta dispersão nos currículos afins à Biologia, o que facilitaria a homologação, inclusivamente em termos do Diploma EURBIOL a nível comunitário, mas também aqui se contrapõem argumentos de peso.  Este diploma visa também facilitar a circulação dos biólogos entre países comunitários, face à persistência de medidas proteccionistas em relação aos cidadãos estrangeiros (mesmo que da UE), e talvez por isso depare com grandes dificuldades de implementação.

Até 1995 fui sócio da APB e contribuí com algumas ideias que podem ser consultadas na página de textos publicados.