Textos

...na sua maior parte da minha autoria e enviados ou concebidos para publicação na imprensa em Portugal
 

Ensino

Biologia

Política

Vadios

 Nota: são ficheiros em formato HTML, excepto onde indicado. Boas leituras!

Paulo de Oliveira

Ensino

O significado das propinas (excerto duma mensagem de email).

Vivência universitária e educação para o consumo, publicado no jornal A BATALHA em 2006.

A propósito do filme de Laurent Cantet e François Bégeaudaud A Turma (Entre les Murs)

Ensino, Estado As teias que a Academia tece em consonância com os interesses do Estado. Publicado no jornal A BATALHA. Uma actualização destes temas a propósito do chamado processo de Bolonha foi publicado mais tarde no mesmo jornal.

UE + UE = ? Reflexões sobre a integração europeia e o ensino universitário. Muita ingenuidade, a de então...

Escolaridade Obrigatória A desorientação do ensino. Publicado no Correio do Inferno (semanário O DIABO).

Sobre a inteligência, resposta dada a um inquérito em 2002, procurando acentuar uma visão biológica (evolutiva, nomeadamente) do tema. Registei também algumas frases duma entrevista com o Prof. Alexandre Castro Caldas, médico neurologista e autor do livro «O cérebro analfabeto», saída no suplemento Xis do jornal Público de 1 de Abril de 2006.

Comentários sobre o que é a Ciência, excerto duma mensagem para alguém que não queria ouvir.

Neologismos, heterografias e outras artes perpetradas por alunos do Ensino Secundário, ano lectivo de 1986/87. Uma colecção pessoal. Ver também uma resposta "discursiva" sobre fungos (formato JPEG).

Generalismo e coisas do género Misterioso chavão este do generalismo tão em voga na Universidade de Évora. Enviado para uma publicação dos estudantes que entretanto parou.

As universidades e a formação científica nas escolas secundárias Meditação inspirada pela minha experiência no Ensino Secundário, datada de 1987.

A "Boa Nova" dos mestrados Um texto algo vitriólico acerca da proliferação de mestrados em Portugal. Escrito numa noite de Fevereiro de 1988 em que o nosso navio batia a costa do Algarve...

Biologia

Uma curta citação do famosíssimo cientista Sidney Brenner, mas cheia de significado, em resposta à pergunta: é importante que os estudos biológicos se apresentem de forma organizada e bonita?

Duas comunicações ao II Congresso da APB Acerca do papel social dos biólogos e dos currículos de Biologia, vide também outros títulos dispersos nesta página.

Um retrato, dois caminhos e uma sugestão Numa altura (1989) em que estava em curso o decalque dos usos e costumes da ciência internacional, bons e maus, por via da integração europeia, no nosso país. Acabou por não ser enviado para a APB.

Memo Reflexão curta sobre o Programa CIENCIA, como ex-bolseiro. Ainda um texto sobre a actividade de investigação.

O Projecto de Genoma Humano Versão completa dum texto de divulgação feito em 1997. Publicado primeiro no jornal A BATALHA, em versão abreviada, e em versão completa (com pequenas correcções aqui não incluídas) nos Anais da Universidade de Évora também de 1997.

Apontamentos para um manifesto Três textos visando trazer alguma reflexão sobre o estatuto intelectual e social dos biólogos, os dois primeiros foram publicados pela APB.

Ética e armas biológicas Excerto especialmente relevante, dum artigo intitulado Scientists and the history of biological weapons publicado num número especial da EMBO Reports em 2006

Preversões da Biotecnologia A propósito do milho e da soja transgénicas (1997), publicado pelo jornal A BATALHA. O tema entretanto aqueceu, e uma troca de opiniões entre o bastonário da Ordem dos Biólogos e uma bióloga apareceu no jornal PÚBLICO. Mandei um texto sobre as (mais ou menos espúrias) polémicas com o milho-Bt para a lista de e-mail dos biólogos portugueses em Maio de 1999 (moderador: Prof. José Feijó). Mais recentemente, voltei a publicar em A BATALHA sobre este tema (Propaganda e contrapropaganda).

To winterize or not to winterize lawn Um texto que pode parecer criacionista mas é na realidade uma sátira ecológica, da autoria de John Keslick, "organic tree farmer", EUA.

Evolução do metabolismo das plantas: teoria redox Apontamentos de uma conferência por um cientista brasileiro de origem alemã, e que me impressionou imenso.

Comentário a uma conferência dada por Lima-de-Faria, eminente citogeneticista português, na Universidade de Évora, Outubro de 1995.

Darwin fez 200 anos texto comemorativo onde se faz especial referência à exposição organizada pela Fundação Gulbenkian entre Fevereiro e Maio de 2009, e ao papel de Darwin na sociedade actual.

Meditar no contra-ataque ... aos criacionistas. Enviado para a lista de e-mail dos biólogos. Em 2005, tive a ocasião de retomar o tema a propósito do Homem das Flores, um paradoxo apenas para quem não estuda Evolução (isto é, quase todos).

Sociobiologia / Altruísmo Diálogo (?) na lista dos biólogos sobre a sociobiologia. Ver também os M&Ms.

Um balanço da Revolução Verde Uma reflexão sobre a notícia da morte do chamado "Pai da Revolução Verde". Inclui a notícia publicada no Público, da autoria de Ana Gerschenfeld.

Clonagem Diálogo na lista dos biólogos sobre clonagem, iniciado pela comunicação de um texto que salvo erro ficou aos olhos de outras instituições como a posição da APB sobre o assunto. A destacar especialmente dois textos respigados da UseNet. Em 2009, participei numa mesa redonda (XIII Encontro Nacional de Etudantes de Biologia) sobre a investigação em células "estaminais", da qual extraí algumas reflexões, que foram distribuídas aos participantes e ainda publicadas no jornal A BATALHA.

Biólogos Interessante declaração do presidente da APB à época, Pedro Fevereiro, acerca da intervenção dos biólogos na sociedade. A sério que vale a pena.

Porque se ensina Evolução nas escolas Texto reagindo a uma carta publicada no Expresso, de um leitor "criacionista".

Comentário Texto crítico à proposta de unificação das licenciaturas de Ciências Biológicas, publicado em parte pela APB.

Textos vários, relacionados com os temas de investigação que me interessam.

Política

A alma ao desleixo Texto poético sobre o Centro Comercial da Mouraria e não só...

Essa palavra saudade já não é só nossa... Outro texto poético relativo desta vez aos imigrantes em Portugal e aos benefícios ocultos de deixar o carro em casa, desta feita da autoria de Mário Simões, colaborador do jornal Diário do Sul.

Ser mulher. Crónica de Maria Alice Vila Fabião na revista Tempo Livre.

Vícios privados, públicas virtudes A propósito do primeiro referendo da nossa História, o tal que alguns dizem ter rejeitado a legalização do aborto. Este texto acabou por ser publicado pelo e-zine UE-line em 6 de Fevereiro de 2007, apenas com uma actualização da referência final, a única que era datada, que não incluo aqui; as opiniões aí expressas foram revisitadas no artigo Dizer 'sim' apesar de ser católico publicado no Diário do Sul em 5-Fev-2007, e através de comentários a um documento da Conferência Episcopal Portuguesa.

Depois do shopping, uma reflexão sobre a decadência do consumo vista pelo desaparecimento de lojas nos centros comerciais e nas ruas. Em plena crise financeira, 2012, publicado em A BATALHA.

[Os estrangeiros] curta citação de um editorial do jornal A BOLA.

Ainda numa de futebol, Agora é a sério? foi um blogue de vida breve mas intensa que publiquei sobre o Euro 2004 e a selecção Nacional em particular. Justificação: Só a selecção nacional é que me tira do sério com a bola. E desde 1991 que nenhuma me dá "aquela" alegria... E com reincidência a propósito do Mundial de 2006, Nova geração de oiro.

Queijinho do bom é o que comem os políticos nas democracias como a nossa (texto de Barra da Costa).

Vivemos paralisados pela inveja, uma entrevista com o filósofo português José Gil, sobre uma fatalidade bem portuguesa.

Mais um texto de Mário Simões, desta vez analisando as elites culturais. E, já agora, a transcrição dumas frases de Joaquim Palminha Silva, também no Diário do Sul, de Évora, a pôr os pontos nos is sobre o jornalismo que aturamos e do "refeitório de compadres" que é a democracia portuguesa (e não só, claro).

A armadilha da ideologia e Bom comportamento publicados pelo jornal A BATALHA. Na mesma veia e antes das eleições legislativas de 1999, saiu também neste jornal uma reflexão sobre a democracia, Carta de Teruel. Depois, um texto sobre globalização de 2001 (ainda com as torres do WTC de pé). Em 2004, publicou-se Anarquismo XXI, a propósito da mudança de mãos do poder em Espanha.

Dossier Anderson Um impressionante excerto do romance de Lawrence Sanders.

O manifesto do "Unabomber", traduzido para Português e organizado em três temas (até agora, só o primeiro).

O poder da farda Polícias que são ladrões, e a nossa segurança... e muito mais. Baseado no filme de Hollywood "The Negotiator", e publicado no jornal A BATALHA.

Duas frases tiradas da série Camilo na prisão.

Carta a um amigo brasileiro O que é importante, os empregos dos dentistas?

Vacina decepcionante, texto a propósito dos preconceitos raciais que emergem da retórica jornalística e das esperanças depositadas numa vacina contra a SIDA, enviado para o correio dos leitores (do fundo do coração) da "Grande Reportagem", que não foi publicado.

Careware, uma nova categoria de software inventada por Paul Lutus, autor do reputado programa Aracnophilia.

Jus Sperneandi Uma crónica do famoso Millôr Fernandes, conforme publicada no Webzine NON (que parou de publicar-se). Eloquente réplica a uma decisão judicial de cunho fascista.

Terror e vacas loucas Publicado no jornal A BATALHA, procura desmascarar os contornos da desinformação sobre a crise das vacas loucas. Ver também as minhas perguntas sobre a BSE.

Carta aberta a Basílio Horta Após a derrota nas eleições para a Presidência da República, um desafio ao ex-candidato que, obviamente, ele não leu ou não ligou, tanto faz. Publicado no Correio do Inferno em 1991.

Eurocracia Os receios perante a assimilação, nos mais diversos aspectos, que parece acompanhar a integração europeia, ao mesmo tempo que em Portugal toda a gente parece andar distraída. Publicado no Correio do Inferno creio que em 1993 (a avaliar pelo conteúdo do texto).

Ler para obedecer Texto reflectindo sobre o aproveitamento histórico da alfabetização, publicado no jornal A BATALHA.

Carta a Nuno Rogeiro A propósito de umas asneiras ditas pelo Vasco Pulido Valente.

O político, o mordomo e a humanidade Foi o primeiro texto que publiquei no jornal A BATALHA, inspirado por uma cena do filme "Remains of the Day" e aproveitando para homenagear Agostinho da Silva à época do seu falecimento.

Vadios

(pequenas obras-primas de humor que andavam por aí e coleccionei)

Onde t'achas Inês... (formato GIF)

Graves perturbações...

Novos serviços bancários

A Língua Portuguesa é mesmo fascinante!

The British Government...

To the citizens of the United States of America...

Hu's on First

Official European Joke

Glossário dum tradutor brasileiro...

Manifestos tábua e prestobarba

Seu vômito é meu vômito

O POLIGROTA

O ÓBVIO

A da Mulher Perfeita

Last year a friend of mine...

Crise no Presépio

O mito está estabelecido...

Os Engenheiros vão sempre para o céu

Whenever I get a package of plain M&Ms...

"Lieber Sohn..." (inclui tradução)

Consultadoria

Teste de personalidade (formato DOC)

Mais um teste de personalidade (formato DOC)

Auto-escapes da Póvoa (formato GIF)

Como usar a escova de piaçaba (formato GIF)

Cérebro masculino (formato GIF)

Welcome Ginecologists Convention (formato GIF)

Man and Woman (formato JPEG)

A importância dos fungos para o amigo Filipe T. R. (formato JPEG)

Ejecutivos (formato PPS)

Metáforas, do cartoonista Vasco (formato GIF)

Teste de capacidades como profissional: veja se o seu perfil corresponde ao de 90% dos profissionais (formato PPS)

Home